TransProfissional apoia campanha sobre risco de celular ao volante

  28/09/2018

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) lançaram no dia 23 uma campanha de orientação sobre os riscos do uso de celular no trânsito, tanto por motoristas como por pedestres.

A campanha foi batizada de "#DesConecta Trânsito ON, Celular OFF", e tem o objetivo de reduzir os acidentes motivados por desatenção.

Levantamento da PRF mostra que no primeiro semestre deste ano 39% dos acidentes ocorridos em rodovias federais que puderam ter suas causas presumíveis estavam relacionados à falta de atenção. Nesse período, o órgão emitiu 10.824 multas por causa de uso de celular. Outras 12.546 autuações foram motivadas por motoristas que dirigiam "sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança".

Pesquisa conduzida pela Universidade de Utah, nos EUA, chegou à conclusão de que o uso de celular ao volante pode aumentar em até 400% as chances de acidentes. De acordo com o estudo da universidade, caso o motorista esteja a 80 km/h e perca cinco segundos olhando para a aparelho, o veículo percorre a distância equivalente a um campo de futebol.

Segundo a mesma pesquisa, 78% dos adolescentes e jovens dos Estados Unidos declaram já ter lido SMS ao volante e 71% afirmaram já terem escrito mensagens enquanto dirigiam.

No Brasil, a prática é considerada infração de natureza média, e sujeita o infrator a uma multa de R$ 137,13 além de quatro pontos no prontuário.

Fechar

Cansado de problemas com sua logística?

Se inscreva para receber a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.